fascite plantar

O que é fascite plantar?

Fascite plantar é um processo inflamatório que envolve um ligamento situado na região plantar do pé, a fascia plantar(veja foto abaixo). É ela que impede que o pé desabe durante o marcha e, por suportar forças muito grandes, freqüentemente é acometida por pequenas rupturas junto à sua inserção no osso do calcanhar. Habitualmente, os pacientes são sedentários, com sobrepeso e, pelo encurtamento muscular, há um aumento da tensão na fascia.


Quais são os sintomas da fascite plantar?

O sintoma principal é a dor, que caracteristicamente é pior nos primeiros passos, pela manhã ou após um curto período de repouso. Isto ocorre porque a fascia, que estava em repouso e encurtada nestes momentos, sofre um estiramento com o início da marcha.


Qual é o tratamento recomendado?

O tratamento que envolve o combate as causas da fascite plantar inclui o acompanhamento fisioterápico, com o objetivo de alongar a musculatura dos membros inferiores e diminuir a tensão local. O uso do “splint noturno” é fundamental para impedir que o alongamento obtido durante o dia na fisioterapia, não seja perdido à noite. Esse “splint” mantém o tornozelo em 90º, impedindo que a fascia encurte e é um aliado importante para o combate desta incapacitante patologia. O uso de medicação antiinflamatória ajuda no controle da dor e facilita a realização de exercícios de alongamento. A cirurgia é reservada para os pacientes que não respondem ao tratamento mencionado acima e que, felizmente, representam menos de 5 % dos casos.



Órtese para fascite plantar modelo PLUS, forro em Neoprene com estofamento na parte superior do tornozelo em visco elástico.( UNIDADE )